You Tube

Recuperação econômica das cidades ganha soluções de startup.

A startup Melhor Cidade identificou oportunidades num movimento que começou com a vacina no braço, mas que agora precisa se transformar em dinheiro no bolso, sob risco de colapsar de vez a maioria das cidades. Depois de consumirem todas as economias enquanto esperavam, as pessoas decidiram sair de suas casas e enfrentar a pandemia que ainda não acabou. Sem empregos para todos, nem qualificação para o mercado mais seletivo, o empreendedorismo e a informalidade aparecem como tábuas de salvação, mas a fome se alastra. Em nenhum outro momento da história foi tão importante juntar forças para salvar as cidades e tudo que representam. No atual cenário de desespero*, recuperar a economia parece missão tão dura quanto tirar leite de pedra. Apenas parece.

Quem conhece as adversidades que sempre ameaçaram a maioria dos 5.570 municípios brasileiros, e a bravura da sua gente que aprendeu a tirar o tal leite de pedra, sabe que nossas cidades são fortalezas e celeiros de talentos à espera de apoio. Qualquer apoio, garantem os gestores da Rede Melhor Cidade.

Para vencer a crise econômica todo auxílio público será oportuno, apesar de insuficiente, porque o abismo social ficou mais largo e mais profundo. Mesmo com as ações governamentais, a intensidade e a velocidade da recuperação dependerão de esforços adicionais das próprias cidades. A boa notícia é que somando forças e compartilhando experiências de sucesso, podem sair da crise melhor que entraram.

A plataforma MelhorCidade.com abrirá espaço para municípios de todos os portes e vocações. Através de ferramentas digitais, a meta é ultrapassar as barreiras geográficas e envolver moradores, estudantes, acadêmicos, trabalhadores, empreendedores, investidores, turistas, aposentados, voluntários, jornalistas, legisladores e governantes, além de instituições do terceiro setor. Todos os significados do termo "Melhor Cidade", incluindo engajamentos em causas sociais e assuntos de interesse público, serão pautas positivas para as ações da Rede.

Inspirados nos ecossistemas da natureza, elegemos a Inteligência Colaborativa como metodologia de participação dos segmentos na Rede Melhor Cidade. Também adotamos as diversas formas de Crowdsourcing para canalizar o desejo de resolver um problema e, então, compartilhar livremente a resposta com todos. **


Para saber mais veja os quadros e vídeos a seguir:

Image

Cidades Promissoras com Infinitas Possibilidades

"Você sabia? Em apenas 1 segundo o Google pode mostrar mais de 3 Milhões de resultados para a busca "Melhor Cidade". É que moradores, estudantes, acadêmicos, trabalhadores, empreendedores, investidores, turistas, aposentados, voluntários, jornalistas, legisladores, governantes.... querem saber onde estão e quem faz as melhores cidades do país e do mundo."


"Todos temos as nossas cidades do coração: a que nascemos, e as que escolhemos para viver, estudar, trabalhar, investir, passear..."

"É na cidade que a vida começa, acontece e termina. Tudo diz respeito à vida nas cidades. Municípios são as células de estados e países. E todo mundo quer Melhores Cidades!"

"Depois da pandemia será um tempo de lamentar, ou de pensar soluções criativas para trabalho e renda, saúde, educação, ambiente, inserção social, planejamento..."

"Para enfrentar o desafio de ReInventar Cidades, nasce a primeira StartUp especializada em melhorar a vida das pessoas em suas próprias cidades, conectando e multiplicando ideias de sucesso.

Sem qualquer vinculação partidária, a Rede Melhor Cidade! vai descobrir e mostrar onde estão e quem faz as melhores cidades, sob variados pontos de vista, em plataforma multimídia e interativa.

Vai compartilhar as boas práticas de gestão e as experiências positivas que podem servir de inspiração para outros municípios, respeitadas as diferenças e vocações. Além de ampliar a visibilidade junto aos investidores."

"Cidades são Pessoas". Com esta certeza, as ações serão pensadas em todos os significados do termo Melhor Cidade.

"Classificada entre as startups de objetivo social, Melhor Cidade se propõe a "fazer a diferença" no mundo, ajudar pessoas e gerar resultados positivos para todos."


Impacto Social

Ampliar a visibilidade dos municípios para o país inteiro, compartilhando as Experiências de Sucesso que possam inspirar outras cidades em todas as áreas. Depois da corrida pelas vacinas vem a corrida pelos investidores, que avaliam as cidades por novos critérios.

Orientar, Qualificar e Promover ações práticas que abram caminho para a inclusão e a mobilidade social. Restaurar a Esperança para milhões que, sem o primeiro emprego, ou sem condições de competir, acabam desestimulados e vulneráveis.



Etimologia
(*) A palavra desespero ilustra a gravidade do momento. Pela etimologia, vem do latim "desperare", “perder a esperança”. Esperança, que também vem do latim, virou o verbo "esperar" em português. Portanto, desesperar é não esperar.

(**) "Collaborative Intelligence, ou CQ, é uma medida de nossa capacidade de pensar com os outros em nome do que é importante para todos nós. Ele está emergindo como uma nova moeda profissional em um momento em que a maneira como pensamos, interagimos e inovamos está mudando. No passado, as empresas de “participação de mercado” eram governadas por hierarquia e liderança de cima para baixo. Hoje, os novos líderes de mercado são empresas de “compartilhamento de ideias”, onde a influência é mais importante do que o poder, e o sucesso depende da colaboração e da capacidade de inspirar." [1]

“Enraizado na neurociência mais recente sobre a natureza da colaboração, Collaborative Intelligence celebra o poder de trabalhar e pensar juntos nos mais altos níveis de negócios e política, e nos menores aspectos de nossas vidas diárias.” [2]

"Crowdsourcing é um tipo de atividade online participativa em que um indivíduo, uma instituição, uma organização sem fins lucrativos ou empresa propõe a um grupo de indivíduos de diversos conhecimentos, heterogeneidade e número, por meio de uma chamada aberta flexível, a realização voluntária de uma tarefa. A realização da tarefa; de complexidade e modularidade variáveis, e; no qual a multidão deve participar, trazendo seu trabalho, conhecimento, experiência, sempre traz benefício mútuo. O usuário receberá a satisfação de um determinado tipo de necessidade, seja ela econômica, de reconhecimento social, de autoestima, seja o desenvolvimento de habilidades individuais, enquanto o crowdsourcer obterá e aproveitará o que o usuário trouxe para o empreendimento, cuja forma dependerá do tipo de atividade desenvolvida." [3]

Entre as principais formas de crowdsourcing, as "competições de ideias" ou "concursos de inovação", fornecem maneiras para as organizações aprenderem além da "base mental" fornecida por seus funcionários (por exemplo, LEGO Ideas). [4] Ainda, Crowdsourcing pode desempenhar um papel na democratização. [5]

[1] Dawna Markova e Angie McArthur
[2] Arianna Huffington
[3] Estellés-Arolas, Enrique; González-Ladrón-de-Guevara, Fernando (2012), "Towards an Integrated Crowdsourcing Definition"
[4] Liu, Wei; Moultrie, James; Ye, Songhe (4 May 2019). "The Customer-Dominated Innovation Process: Involving Customers as Designers and Decision-Makers in Developing New Product". The Design Journal. 22 (3): 299–324. doi:10.1080/14606925.2019.1592324. ISSN 1460-6925. S2CID 145931864.
[5] Diamond, Larry; Whittington, Zak (2009). "Social Media". In Welzel, Christian; Haerpfer, Christian W.; Bernhagen, Patrick; Inglehart, Ronald F. (eds.). Democratization (2 ed.). Oxford: Oxford University Press (published 2018). p. 256. ISBN 9780198732280. Retrieved 4 March 2021. Another way that social media can contribute to democratization is by 'crowdsourcing' information. This elicits the knowledge and wisdom of the 'crowd' [...].

Image
Registramos a marca Melhor Cidade no INPI, garantimos os melhores endereços da web e das redes sociais, e podemos abrir subdomínios para as cidades da Rede: Ex. SaoPaulo.MelhorCidade.Com
 
Melhor Cidade ®
MelhorCidade.com
MelhorCidade.com.br
 
 
Facebook/MelhorCidade
Twitter/@MelhorCidade
YouTube/MelhorCidade
Instagran/@RedeMelhorCidade
LinkedIn/Melhor Cidade
WhatsApp/2196467-6060