You Tube

Vai começar o Movimento de Transição Pacífica para a Economia Verde no Brasil

Vem da iniciativa privada a primeira reação aos tímidos resultados da COP26 e às alarmantes notícias da destruição da Amazônia. A plataforma MelhorCidade.com anunciou o Movimento de Transição Pacífica para a Economia Verde, começando pelas cidades, todas ameaçadas pelos efeitos das mudanças climáticas e pelos impactos da pandemia. Aproveitar as infinitas possibilidades da nova economia ficará mais fácil para quem vive ou empreende nos 5.570 municípios brasileiros.

Enquanto furacões, inundações, incêndios e outros efeitos climáticos extremos pareciam distantes filmes de ficção, o assunto era "coisa de ecochato" lá na amazônia, lá no planeta terra. "Mas o problema se mudou para o nosso endereço depois do coronavírus, da impensável crise hídrica, dos impagáveis boletos da energia e dos absurdos preços dos alimentos em terras produtivas. Agora que as pessoas descobriram que tudo isso tem relação com a natureza atacada e desprezada, "ser verde" nunca mais será considerado modismo.

Segundo os coordenadores, acelerar a economia verde é um movimento que considera o claro recado dos jovens e adultos de todas as idades e classes quando dizem: "Também somos donos da natureza que estão roubando de nossos filhos e netos. Também somos donos do dinheiro que financia a destruição do ambiente. Estamos cansados de só pagar a conta. Queremos ações afirmativas das empresas, governos e instituições".



Dinheiro verde para empresas verdes, cidades verdes e empregos verdes

Como nos antídotos fabricados com o próprio veneno, especialistas reconhecem que o maior motivador das boas relações com a natureza sejam os recursos financeiros dos investidores e dos consumidores.

Compradores internacionais preparam o sinal vermelho para tudo que venha das nossas áreas desmatadas, incluindo as madeiras, as carnes e a soja "pintadas de verde". Porém, desde 2020, durante o Forum Econômico Mundial, os gestores das maiores fortunas do planeta "gritam" que o futuro da economia deve ser verde ou os prejuízos serão incalculáveis. A União Europeia saiu na frente e estabeleceu critérios para acesso aos mais de 30 trilhões de dólares disponíveis para projetos sustentáveis, públicos ou privados. Apesar da adesão voluntária, a sigla internacional ESG ganhou força de lei e passou a "significar" boas referências ambientais, sociais e de gestão para receber investimentos da nova economia.

Neste momento a mobilização é global, porque na era da economia verde turbinada com os critérios ESG, quem não está dentro, está literalmente fora do mercado. "E que ninguém se preocupe com eventuais ameaças de desemprego em massa, porque nem os ricos rasgam dinheiro. Novos empregos verdes e decentes já são criados todos os dias", garantem.

De olho na imagem e nos investidores, as melhores empresas e cidades temem ser confundidas e receberem o carimbo de "inimigas da natureza". Assim, nas primeiras ações práticas, o Movimento promete separar as marcas verdes, das outras. Entre as inovações anunciadas pela plataforma estão diversas ferramentas gratuitas para formação do novo mercado e geração de negócios, para transformação das cidades em ambientes de validação do ESG das empresas, e para conexão dos talentos verdes aos empregos verdes. Através de parcerias, as experiências de sucesso dos gestores podem inspirar outras cidades, além de alimentar o mapa das oportunidades locais e regionais.

Segundo o jornalista Edvaldo Silva, facilitador do movimento, as ações foram planejadas sem passeatas e sem partidos políticos. Além dos gestores locais, serão convidados os "verdes" de todas as cores, as lideranças empresariais e as instituições que trabalham para melhorar a vida das pessoas em suas próprias cidades. "Vamos mostrar como o consumidor pode usar seus superpoderes para sair de situações insustentáveis, de forma pacífica e sem ódio", afirma.

"Os maus exemplos estão espalhados pelo país. A boa notícia é que administradores com visão de futuro entenderam o sentido de urgência e decidiram não esperar. Líderes desenvolvem e incentivam ideias que estão salvando vidas, preservando ambientes, gerando empregos, promovendo igualdade e mudando o final da história. Faltava mostrar tudo isso num só lugar e ensinar como "separar o joio do trigo", ou como deletar as "green fake news". Melhor Cidade será o ponto de encontro de todas as partes que combinam geração de riqueza com preservação da natureza. A solução definitiva para a Amazônia e tudo que ela representa está no bolso (dos consumidores) e na Bolsa (dos investidores)", termina Edvaldo.



_______________________________
Quadro Validação do ESG nas Cidades

Desde a invenção do ESG, poderosa ferramenta de decisão sobre investimentos, a história está dividida em antes e depois dessa sigla internacional para Sustentabilidade Ambiental, Igualdade Social e Governança Corporativa. E atenção: as regras que ajudam na seleção de empresas em melhores condições de receber investimentos, também valem para municípios.

ESG é muito mais que um bom negócio entre empresas e investidores. Diante das infinitas possibilidades da economia verde, é justo que todos tenham condições de participar dessa "caça ao tesouro". Afinal, tudo acontece nas cidades, todo mundo vive em alguma cidade, toda atividade econômica tem impacto sobre as cidades e a vida das pessoas...

Assim, os municípios se transformam em ambientes naturais para Validação do ESG, e parte essencial do processo de certificação. Não validar o ESG pode comprometer a credibilidade da metodologia global e confundir a iniciativa com maquiagem de marketing. Tentar abrir mão dessa responsabilidade corporativa deveria custar as posições já conquistadas, como no jogo de tabuleiro que manda voltar ao ponto de partida.

Melhor Cidade é um sonho que ficou possível com a economia verde! Sobretudo no Brasil, onde os desafios ambientais e sociais são cada vez maiores, contribuir para mudar a realidade dos locais é mais que reparar danos em milionários acordos de compensação. Por outro lado, não mostrar esses resultados ao mercado seria "piscar para alguém no escuro do cinema".




Image

Mais sobre a Melhor Cidade

"Você sabia? Em apenas 1 segundo o Google pode mostrar mais de 3 Milhões de resultados para a busca "Melhor Cidade". É que moradores, estudantes, acadêmicos, trabalhadores, empreendedores, investidores, turistas, aposentados, voluntários, jornalistas, legisladores, governantes.... todos querem saber onde estão e quem faz as melhores cidades do país e do mundo."


Cidades são pessoas. Pessoas que se revezam nas posições de consumidores, investidores e de eleitores para formar opinião e mudar o mundo. Mundo que começa pelas cidades.


"Todos temos as nossas cidades do coração: a que nascemos, e as que escolhemos para viver, estudar, trabalhar, investir, passear..."

"É na cidade que a vida começa, acontece e termina. Tudo diz respeito à vida nas cidades. Municípios são as células de estados e países. E todo mundo quer Melhores Cidades!"

Cidades são pessoas. Pessoas que se revezam como consumidores, investidores e eleitores, com o poder de mudar o mundo.

"Depois da pandemia será um tempo de lamentar, ou de pensar soluções criativas para trabalho e renda, saúde, educação, ambiente, inserção social, planejamento..."

"Para enfrentar o desafio de Reinventar Cidades, nasce a primeira Agência de Economia Verde do país, especializada em melhorar a vida das pessoas em suas próprias cidades, conectando e multiplicando ideias de sucesso.

Sem qualquer vinculação partidária, a plataforma Melhor Cidade! vai descobrir e mostrar onde estão e quem faz as melhores cidades, sob variados pontos de vista, em plataforma multimídia e interativa.

Vai compartilhar as boas práticas de gestão e as experiências positivas que podem servir de inspiração para outros municípios, respeitadas as diferenças e vocações. Além de ampliar a visibilidade junto aos investidores."

Ampliar a visibilidade dos municípios para o país inteiro, compartilhando as Experiências de Sucesso que possam inspirar outras cidades em todas as áreas. Depois da corrida pelas vacinas vem a corrida pelos investidores, que avaliam as cidades por novos critérios.

Orientar, Qualificar e Promover ações práticas que abram caminho para a inclusão e a mobilidade social. Restaurar a Esperança para milhões que, sem o primeiro emprego, ou sem condições de competir, acabam desestimulados e vulneráveis.

Classificada entre as iniciativas de objetivo social, Melhor Cidade se propõe a "fazer a diferença" no mundo, ajudar pessoas e gerar resultados positivos para todos.

Com estas certezas, as futuras ações serão pensadas em todos os significados do termo Melhor Cidade.

Image
Registramos a marca Melhor Cidade no INPI, garantimos os melhores endereços da web e das redes sociais, e podemos abrir subdomínios para as cidades da Rede: Ex. SaoPaulo.MelhorCidade.Com
 
Melhor Cidade ®
MelhorCidade.com
MelhorCidade.com.br
MelhorCidade.org
MelhorCidade.tv
 
 
Facebook/MelhorCidade
Twitter/@MelhorCidade
YouTube/MelhorCidade
Instagran/@RedeMelhorCidade
LinkedIn/Melhor Cidade
WhatsApp/2196467-6060


Faça contato@melhorcidade.com