O ano de 2021 terminou deixando um claro recado do planeta: não adianta fazer planos sem antes combinar tudo e muito bem com a natureza. Afinal, diante do sério risco de novas pandemias e dos efeitos do clima ameaçando a economia e a vida das pessoas, é ela quem continuará dando as cartas por aqui. Mas, calma. Somente as festas de reveillon foram canceladas. A virada vai acontecer no mesmo dia 31 e as palavras fortes para 2022 serão: Mudança e Esperança.
Desde 2019, todas as áreas do dinheiro estão impactadas pelas mudanças climáticas e pela crise sanitária da Covid. Acredite ou não, é um ciclo natural que se repete de vez em quando, para testar a estabilidade das estruturas e estimular a criatividade como resposta aos desafios.
Depois de tantas tragédias, o ano novo chegará com a cor da esperança para acelerar a economia verde também no Brasil. Entre tantas inovações e tendências, o estilo de vida das pessoas e as práticas ecológicas e sociais das empresas e governos serão “trending topics” durante todo o período. Assim, o primeiro conselho vai para quem pretente entrar ou se manter no mercado, fazendo sucesso: antecipem-se às mudanças e evitem que seus negócios, e até a vida pessoal, sejam afetados por prejuízos financeiros ou de imagem.
………
A Terra continuará usando a linguagem dos sinais para dizer que não está bem. E fará isso com muita intensidade. Enchentes, secas, torneiras vazias e boletos caros, serão exemplos de suas reações aos covardes ataques às florestas que garantiriam as chuvas regulares, irrigariam as hidrelétricas e as lavouras, mas que acabam deixando a energia e os alimentos quase impagáveis. E esta é só a ponta desse “iceberg”, porque tudo vem da natureza, vira atividade econômica e impacta o ambiente de alguma forma.
Mas em 2022 as pessoas começam a descobrir que também são donas do dinheiro que circula no mundo, e que elas mesmas acabam financiando as empresas que destroem a natureza, quando compram seus produtos e serviços. Aliás, natureza que pertence à todos, até aos seus filhos e netos que sequer nasceram. Os jovens também estarão mais preocupados com o mercado de trabalho, que parou de crescer e não oferece oportunidades decentes para todos os gêneros e raças.
………
Pressionados pelos consumidores de seus países, os compradores internacionais cumprirão as ameaças de boicotes aos produtos relacionados com as invasões de terras, desmatamentos, queimadas e garimpos na Amazônia e outras regiões.
Os investidores que controlam as maiores fortunas do mundo também devem apertar o cerco contra as opções que não se preocupam com as mudanças climáticas. Os chamados critérios ESG de atenção ambiental, social e de governança, serão exigência para novos financiamentos.
Até os consumidores locais estarão mais conscientes e dispostos a se rebelarem contra as relações abusivas de seus fornecedores. O ano novo revela o poder do consumidor e isso vai trazer rompimentos de muitos acordos e infidelidade nas relações comerciais.
………
Finalmente uma boa notícia para os nascidos entre os meses de janeiro e dezembro: O Brasil estará diante da maior oportunidade de mudar seu patamar econômico e social, começando pelo desenvolvimento sustentável de suas cidades.
Em 2022 os municípios ganham maior protagonismo e importância estratégica para os projetos ambientais, sociais ou econômicos de governos e empresas. Ao mesmo tempo, os cidadãos iniciam novas relações com suas cidades do coração. Afinal, a vida começa, acontece e termina nas cidades. Todos moram em alguma cidade e querem saber quem faz, onde estão e como podem melhorar.
A nova plataforma MelhorCidade.com vai contemplar tudo isso e será o ambiente perfeito para as infinitas possibilidades da Economia Verde nos 5.570 municípios brasileiros. Neste momento a mobilização é global, porque na retomada da economia, os negócios verdes podem abrir um mercado do tamanho do planeta, para grandes e pequenos.
Melhor Cidade utiliza a receita de sucesso das “startups” para desenvolver soluções que facilitam a vida de quem escolhe gerar riqueza sem destruir a natureza. Um Canal de Economia Verde para ajudar na virada de vida que todo mundo espera de um ano novo.
Feliz Virada de Vida com a Economia Verde!!!