Para Campagnone, o trabalho do Secretário Marcos Vinholi na SDR merece ser compartilhado com outros estados, outras prefeituras.
Quando a pandemia chegou, o Governo de São Paulo teve apenas de acelerar seu projeto de integração tecnológica para facilitar ainda mais o trabalho dos prefeitos, secretários municipais e vereadores, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, diz Marcos Campagnone, um dos co-autores do livro O Novo Municipalismo.
A montagem de dez escritórios de atendimento no interior do estado, com tecnologias avançadas, evitou que os prefeitos tivessem que vir a São Paulo para protocolar pedidos, por exemplo. Podem vir, tomar um café e dar um abraço (com máscara – risos), mas o recurso é liberado com simples reuniões virtuais e procedimentos digitais, continua.
O primeiro resultado prático dessa iniciativa foi o ingresso de São Paulo no seleto clube dos “governos sem papel”, onde estado e municípios se tornam parceiros da gestão do futuro.
Também foram pactuadas metas proporcionais aos indicadores e desafios de cada área, como saúde, educação e segurança, e assim cada município se compromete com os resultados a serem alcançados. Cumpridas as metas e conforme os melhores números, os premiados são conhecidos num grande evento anual, que em 2021 aconteceu na Sala São Paulo, na capital. As cidades vencedoras em diversas categorias recebem valores adicionais aos objetivos atingidos. Dinheiro extra em caixa para atender demandas locais em tempos de economia difícil.
Coordenado pelo Secretário de Desenvolvimento Regional de SP, Marco Vinholi, o novo modelo formado por Tecnologia e Parcerias ganhou um terceiro fator, a Integração Regional. Valorizar o município é uma característica de São Paulo. Franco Montoro alertou para isso na época do governo centralizador e começou a mudança, porque é no município que tudo acontece.
O governo Dória abriu um novo tempo na gestão regional, porque moramos e crescemos no município, mas moramos juntos na mesma região, com problemas semelhantes e soluções que podem ser integradas. Trabalhar em cooperação, interagindo com o governo por meio de tecnologia e parcerias é um sonho antigo que virou realidade com o novo municipalismo, termina Campagnone.
ACELERANDO A NOVA REGIONALIZAÇÃO!
A política pública da Nova Regionalização, definida pelo Governador João Doria e coordenada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, está reduzindo as desigualdades regionais em todo o território paulista com um novo recorte regional, governança interfederativa e planejamento territorial.
Ao lado de prefeitos e parlamentares das respectivas regiões, o Vice Governador Rodrigo Garcia, à frente do Executivo Paulista, apoia e participa de todas as etapas regionais dessa inovação, garantindo continuidade na forma descentralizada de gerir recursos públicos.