A Economia Verde, melhor ideia da ONU para combater as causas e efeitos do aquecimento global, está ganhando uma plataforma inclusiva e aberta a parcerias, começando pelo Brasil. A inovação traduz a urgência climática para a linguagem do bolso, que todo mundo entende. Além de conectar quem respeita a natureza, as pessoas e os animais, a Nature Up! simplifica o acesso de todos às oportunidades da nova economia. A partir de agora, também as pequenas empresas podem mostrar suas referências e aparecer entre os verdes do mercado, sem gastar rios de dinheiro. Entre no Clima!
As mudanças climáticas, a pandemia, a guerra e outras crises estão mudando muito mais que a economia. Começou uma verdadeira revolução nas regras de convivência no planeta. Por exemplo, quem diria que o consumidor pediria referências ambientais e sociais das empresas, antes de comprar ou investir! Quem diria que antigas atitudes como desmatamento, invasão de terras, poluição, trabalho escravo e racismo, pudessem acabar com a reputação das marcas envolvidas! O consumidor cansou de carregar a economia nas costas, o investidor cansou de correr riscos e o contribuinte cansou de enxugar gelo. A gota d’água foi essa nova conta do clima, como se a natureza fosse a culpada.
Um planeta com 8 bilhões de moradores e tantos problemas, precisava de soluções mais inteligentes que derrubar florestas, plantar veneno, queimar petróleo, enterrar dinheiro, desprezar pessoas…
Tudo porque a revolução industrial pisou fundo no acelerador do desenvolvimento, sem pensar nos recursos naturais e humanos. É bem verdade que melhorou a vida em muitos sentidos, mas deu no que deu! A temperatura do planeta subiu em 100 anos o que levaria 100 mil anos para acontecer naturalmente.
Países e populações continuam fazendo “cara de paisagem”, mesmo diante dos fatos e conclusões de milhares de cientistas e instituições, como a Organização das Nações Unidas. “Empurram com a barriga” decisões de vida ou morte, na esperança de que as coisas se resolvam sozinhas. Até se resolvem, mas a natureza leva alguns milhares de anos para regenerar os ecossistemas e adaptar os novos moradores.
Parece que nenhum argumento é tão forte quanto o dinheiro. Nem a natureza aguenta mais essa economia, que nasceu para cuidar de todos mas errou o caminho. Até os ricos gestores de fortunas e investidores, durante evento na Suiça, concordaram que a situação é insustentável e quase explosiva. Só uma nova economia, verde e urgente, pra arrumar a casa e mudar o final da história!
A economia pariu um monstro, que cresceu e ameaça a vida e a própria economia.
Virar o jogo faltando pouco tempo é complicado, ms tem jeito. Depende muito do governo querer mudar as regras, convencer o time que está ganhando e manter os patrocinadores. Portanto, a saída mais simples é aumentar a força da torcida e abrir espaço para quem quiser jogar.
A Nature Up! democratiza o melhor negócio do planeta. Viver e trabalhar contra as causas e efeitos do aquecimento global já movimenta trilhões de dólares apenas na parte visível do iceberg. Repensar e reinventar todas as coisas abre um planeta de novas possibilidades em todas as áreas dos negócios e profissões.
Entre as considerações, a plataforma escolheu respeitar os mais de 90 tons de verde existentes na natureza. As lições desta convivência mostram que é posível encontrar pontos em comum nos diferentes conceitos sobre o que é ser verde, e até nas divergências que separam a economia da ecologia. Assim, o importante é ser verde, cada um do seu jeito.
Como funciona o Selo de Economia Verde
O Selo de Economia Verde leva informações da empresa e seus produtos para as vitrines, pontos de venda, quiosques, veículos, impressos, etiquetas, salas de espera, recepções, eventos e outras formas de comunicação. Encontrar o selo digital indica que a organização desenvolve suas atividades com responsabilidade social e mínimo impacto ambiental; e que existem itens de sustentabilidade nos produtos, serviços e instalações. Mais que isso, diz ao mercado: veja o que estamos fazendo agora, de verdade, para preservar a qualidade da sua vida e das futuras gerações.
Além de mostrar sustentabilidade em tempo real e identificar organizações comprometidas com a excelência ambiental, o Selo concentra, num único lugar, todos os certificados, compromissos, metas e ações definidas nos critérios Ambientais, Sociais e de Governança do ESG. Mais que isso, permite acesso online às informações publicadas pela própria empresa, que pode apresentar e atualizar seu projeto em qualquer estágio, desde os primeiros passos.
O sistema de informação ambiental aprovado pela União Europeia, e adotado pela NatureUp!, pode ser usado voluntariamente por todos os “players” do mercado. O incentivo à publicação transparente de investimentos alinhados com os critérios da “green economy”, além de melhorar a imagem institucional, pode ajudar as empresas no financiamento de suas atividades sustentáveis. Cada vez mais investidores e instituições financeiras adotam a classificação de risco para elevar o fator de ponderação de ativos ecológicos.
Criado na pós-graduação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, para mostrar iniciativas de sustentabilidade de empresas e governos, o Selo é uma aplicação inteligente da tecnologia qrcode, código interativo que pode ser lido com smartphones. Como todo Selo de Adesão Voluntária, tem como base a autodeclaração, cujas informações ficam sujeitas a auditoria de conformidade e denúncias.
Compras Verdes Pessoais e Empresas
Fornecedores dos mercados pessoais e corporativos podem publicar suas listas de naturais, ecológicos, orgânicos, veganos e ambientais no Mapa da Economia Verde no Brasil. Também podem atualizar em tempo real as suas referências ambientais, sociais e de governança corporativa.
Selo da Economia Verde
Colocado nas vitrines, pontos de venda, etiquetas, impressos, frota de veículos, eventos e outros locais, o Código Verde (grcode) identifica as marcas verdes e facilita a vida de quem precisa se conectar com as novas gerações de consumidores e investidores.
Clube de Vantagens
Com o Cartão Digital o consumidor mostra que é verde também, e aproveita vantagens como promoções, eventos, cursos, acesso a conteúdos exclusivos e muito mais, sem anuidades.
Aguarde Novidades…